quarta-feira, 20 de agosto de 2014

(Vídeo) - Apoiamos urgente a privatização da Petrobras - Pastor Everaldo é entrevistado no Jornal Nacional O candidato do PSC à Presidência da República foi entrevistado ao vivo, na bancada do JN, por William Bonner e Patrícia Poeta.

Edição do dia 19/08/2014
19/08/2014 21h09 - Atualizado em 19/08/2014 22h59

Pastor Everaldo é entrevistado no Jornal Nacional

O candidato do PSC à Presidência da República foi entrevistado ao vivo, na bancada do JN, por William Bonner e Patrícia Poeta.

O Jornal Nacional dá sequência à série de entrevistas com os principais candidatos à presidência, em que nós abordamos aqui as questões polêmicas das candidaturas e o desempenho deles em cargos públicos.
O Bom Dia Brasil e o Jornal da Globo também vão receber os candidatos nas próximas semanas. O tempo total desta entrevista é de 15 minutos, dos quais – de novo - nós reservamos o minuto e meio final para que o candidato fale resumidamente sobre os projetos que ele considera prioritários se for eleito.
O sorteio acompanhado por assessores dos partidos determinou que agora seja a vez do candidato do PSC, Pastor Everaldo.

Patrícia Poeta: Boa noite, candidato.
Pastor Everaldo: Boa noite. Boa noite, William Bonner. Boa noite, você que está aí nos assistindo e nos vendo.
Patrícia Poeta: Muito bem. O tempo então começa a ser cronometrado a partir de agora. Candidato, o senhor nunca foi vereador, nunca foi deputado estadual, nunca foi deputado federal, nem senador. O maior cargo público que o senhor já ocupou foi subsecretário estadual. O Brasil já elegeu candidato sem nenhuma experiência executiva e também já elegeu candidato sem nenhuma experiência parlamentar. Agora, alguém sem uma coisa nem outra, nunca. Por que que o senhor acha que o eleitor iria acreditar que o senhor tem credenciais para ocupar a Presidência da República?

Pastor Everaldo: Patrícia, Bonner, você que está em casa, eu acredito que uma pessoa como eu, com a minha experiência de vida, que nasci na favela do Acari, fui camelô na feira e aos 12, 13 anos, servente de pedreiro. E depois, aos 14 anos, fiz um concurso público, fui office boy do Instituto de Resseguros do Brasil e pude estudar numa escola pública de qualidade. Fiz, me formei, fui para a faculdade e depois passei para a iniciativa privada, montei a minha empresa e sou um profissional, um empreendedor brasileiro, sou um vencedor. Deus me ajudou e eu, então, venci na vida. Então, tive minha experiência como subsecretário, como presidente do Rioprevidência e milito na vida política desde 1981. Então, acredito que estou preparado, cada dia. Eu sou um constante aprendiz. Então, cada dia estou preparado para esta missão, que o partido me determinou que eu assumisse.

Patrícia Poeta: Pois é, candidato. A gente está falando de um país com 200 milhões de habitantes, com problemas sociais e econômicos. Não seriam problemas complexos demais para um principiante? Não se trata, aí, de uma aventura?

Pastor Everaldo: Eu acredito o seguinte: que eu aprendi, na minha vida, a trabalhar em equipe. Então, quando eu... Eu fui servente de pedreiro. Então, quando eu preciso pintar uma parede, eu chamo um pintor que entende. Então, vamos dizer, eu acredito o seguinte: o líder, ele tem que saber o que o Brasil está precisando e trazer os melhores quadros. Eu acredito, desta forma, que é possível governar com os melhores quadros deste país, independente do partido político. Então, eu acredito que, com a liderança, você trazendo uma liderança para o Brasil, e dando um exemplo e trazendo os melhores quadros técnicos que nós temos no Brasil é suficiente para nós governarmos este país.

Patrícia Poeta: Mas esta inexperiência então não lhe assusta?

Pastor Everaldo: Nem um pouco. Sou uma pessoa que acredito em equipe.

Patrícia Poeta: Não seria voluntarismo isso?

Pastor Everaldo: Não, não. Eu acredito em equipe. Dentro da vida pública, eu fui subsecretário do Gabinete Civil, fui presidente do Rioprevidência e montei equipe. Então, é a mesma coisa na iniciativa privada. Eu trabalho na iniciativa privada desde 14 anos. Quer dizer, 17 anos eu saí do Instituto de Resseguros do Brasil e fui para o mercado segurador. Então, eu acredito que a diferença do estado para uma iniciativa privada é só que o estado hoje não trabalha com meritocracia. E eu vou empreender isso aí no governo.

Patrícia Poeta: Com todo respeito à sua biografia, então qualquer um poderia hoje ser presidente da República, em outras palavras?

Pastor Everaldo: Eu acredito. Eu acredito que qualquer pessoa que se disponha a ser presidente da República e acredita que trabalha, ninguém faz nada sozinho. Só se trabalha em equipe. Eu acredito desta maneira.

William Bonner: Candidato, ao longo da sua história, o senhor foi aliado de Leonel Brizola, de Luiz Inácio Lula da Silva, mais recentemente da presidente Dilma Rousseff. Todos eles têm raízes no trabalhismo. Todos eles, de alguma maneira, têm lá suas simpatias ideológicas ou pelo socialismo ou, no mínimo, pela social-democracia. Sempre defenderam uma presença forte do estado, uma intervenção, uma regulação do estado na economia. Curiosamente, o seu programa de governo prega exatamente o oposto, defende o oposto, né? O senhor defende uma espécie de liberalismo clássico. O estado mínimo, uma redução... A maior redução possível da presença do estado, da regulação da economia. O senhor fala em flexibilização de leis trabalhistas, o senhor fala também em fim absoluto de protecionismo. Pergunto: essa sua defesa do liberalismo é uma defesa sincera ou é uma conveniência eleitoral?

Pastor Everaldo: William, eu, é... O discurso da esquerda, eu que vim de uma família humilde, de uma comunidade pobre, sempre me cativou. Principalmente o governador Leonel Brizola era uma pessoa afeita à educação. Eu, como já falei aqui, tive condições de ter uma escola pública de qualidade. Então, para mim, foi importante a escola pública. Então a educação, para mim, era muito importante. E como a proposta era inserção social, eu que nasci no Rio de Janeiro, na favela do Acari, menino pobre, família rica da graça de Deus, mas de recurso era pobre. Então, para mim, essa proposta era uma proposta interessante. E acreditei o tempo todo que ela era a melhor. Mas no último governo da atual presidente, eu vi que foi estabelecido um aparelhamento do Estado. O Estado se agigantou de tal maneira que realmente contrariava os princípios que eu acredito do empreendedorismo, da iniciativa privada. Então, vamos dizer, está hoje o governo está sufocando, o governo quer tomar conta de tudo. Então, vamos dizer, eu sempre acreditei porque eu venci na vida com mérito, com a meritocracia, com o trabalho. Então, eu não dependi do Estado para mim vencer na vida.
William Bonner: Mas candidato, retomando o que o senhor disse, a sua vida pública começou em 1981.

Pastor Everaldo: Vida política, 81. A vida pública foi...

William Bonner: A sua vida política, claro. Desde 1981, o senhor esteve alinhado com Brizola, com Lula e, só agora, questão de cinco meses, o seu partido deixou de ser um partido que faz parte da base aliada do governo Dilma. O seu partido deixou de ser da base aliada, mas não foi... Mas ele não foi para a oposição, ele se tornou um partido independente do governo. Ou seja, o senhor levou 30 anos comungando de um discurso mais esquerdizante, mais à esquerda. A pergunta que eu lhe faço, a sua convicção pelo liberalismo, ela é tão recente assim, tem cinco meses?

Pastor Everaldo: Não. Janeiro de 2011, quando este governo que está aí assumiu, 25 de janeiro o partido reunido resolveu que teria candidatura própria. No dia 11 de junho de 2012, a revista Época publicou que o PSC não acharia 2014, mas que teria candidatura própria.

William Bonner: Então, é recente.

Pastor Everaldo: Não. Então, vamos dizer: desde janeiro quando nós vimos que o governo que agravou a presença do Estado na economia, nós resolvemos que não ficaríamos mais.

William Bonner: Isso não foi desde do começo do governo Dilma e mesmo no governo Lula, candidato, essa situação?

Pastor Everaldo: Nós acreditávamos, como milhões de brasileiros, que a proposta colocada era melhor, mas hoje você vê nas últimas pesquisas mais de 70% da população brasileira quer mudança. Então, nós acreditávamos que era o melhor e verificamos logo no início do governo que não era o melhor para o Brasil.

William Bonner: A sua ideologia, então, mudou recentemente?

Pastor Everaldo: Não, a minha ideologia sempre foi a mesma. Sempre foi a mesma, eu sempre quis o empreendedorismo.

William Bonner: Você não vê essa contradição em relação ao seu alinhamento no passado?

Pastor Everaldo: Não, não vejo. Eu sempre pensei desta maneira, porque a minha vida é desta maneira. Eu sempre fui uma pessoa que trabalhei, nunca vivi. Eu estive no governo de 99, três anos; depois oito meses no outro, Rioprevidência, e saí do Estado, porque eu acredito no empreendedorismo.

Patrícia Poeta: Vamos falar de 2010. Na eleição de 2010 o senhor apoiava o então candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, mas na última hora o seu partido recebeu uma doação de quase R$ 5 milhões do PT para a campanha, legalmente. O senhor passou então a apoiar Dilma Rousseff. Esse foi o preço do seu apoio, quase R$ 5 milhões?

Pastor Everaldo: Nós estávamos conversando, metade do partido queria apoiar José Serra e metade queria apoiar o PT, presidente Dilma. Quando o PMDB se aliou, nós fazíamos bloco com o PMDB na Câmara dos Deputados, quando o PMDB se aliou, aí nós fomos ali. 30 de junho foi quando nós fizemos a aliança, baseada em princípios que nós colocamos para o PT, para a presidente Dilma, que nós defendemos, a vida, defendemos a família, da maneira que colocamos esses princípios. 30 de junho. E se você verificar, foram dez partidos da coligação. Quando chegou em 22 de setembro, na reta final da campanha, é que foram feitos essas doações legais, transparentes, para custo de campanha, de material que foi feito. Então, vamos dizer, nós fizemos uma aliança em 30 de junho, e só na reta final do primeiro turno é que foi feito as doações, não só para o PSC.

Patrícia Poeta: Quase R$ 5 milhões.

Pastor Everaldo: Quatro milhões, setecentos e cinquenta, inclusive para todos os partidos, que era para fazer material para a campanha da reta, da majoritária, quando tem campanha, tem prefeito, é para o prefeito, quando é governador, é para o governador e quando é para presidente, é para presidente. Foi despesa para a campanha para presidente da República.

Patrícia Poeta: Foi uma espécie de toma-lá-dá-cá?

Pastor Everaldo: Não, não foi. Não foi, porque a aliança foi feita em 30 de junho e esses repasses só foram feitos em 22 de setembro.

Patrícia Poeta: Por que eu lhe pergunto isso candidato? Porque há registros de que o senhor teria reclamado que o PC do B tinha um deputado a menos e que ocupava, comandava o Ministério do Esporte e a Agência Nacional do Petróleo no governo Dilma, enquanto que o seu partido não tinha cargo nenhum. O senhor considera isso um toma-lá-dá-cá, diante dos quase R$ 5 milhões e também esse registro?

Pastor Everaldo: Olha, nós quando fizemos o acordo para fazer a coligação, nós defendemos os princípios que nós acreditamos, e o governo chama as pessoas que ajudaram para compor o governo e nós tínhamos um número maior, elegemos mais do que o PC do B conforme você citou, então...
Patrícia Poeta: O senhor esperava então um lugar, um espaço no governo?
Pastor Everaldo: Nós, natural, esperávamos um espaço no governo.
Patrícia Poeta: Ficou decepcionado?
Pastor Everaldo: Não. Não ficamos decepcionados. Não. Nós ficamos é...
Patrícia Poeta: Mas isso é um toma-lá-dá-cá.
Pastor Everaldo: Não acredito que seja. Não é, não é um toma-lá-dá-cá. Nós ficamos decepcionados pela maneira que foi formado o governo, que foi, contrariou os nossos princípios que o PSC defende. Nós defendemos a vida do ser humano, desde a sua concepção. Defendemos a família como está na Constituição brasileira.  E vimos que a maneira que foi montado contrariava esses princípios, isso que nos decepcionou.
William Bonner: Candidato, este país que o senhor quer fazer ele exige uma série de mudanças de natureza legal, na estrutura legal do país. Muitas destas mudanças, inclusive, na Constituição, o que não é coisa fácil de se conseguir. Isso eu estou me baseando naquilo que está contido no seu programa de governo. Só que em 2010, o seu partido elegeu 17 deputados federais...
Pastor Everaldo: E um senador.
William Bonner: Um senador. Governador, nenhum. O senhor acredita mesmo que tem base política para conseguir o apoio necessário no Congresso Nacional para realizar todas essas mudanças que o senhor está propondo?
Pastor Everaldo: O meu exemplo de governo é de Itamar Franco. Ele assumiu numa situação difícil do país e chamou todas as forças políticas, todos os representantes no Congresso e apresentou, com transparência, a sua proposta para a população brasileira, que foi um plano da estabilidade econômica do país. E todos não puderam negar. Então eu acredito que quando você levar para a população, com transparência, o que você quer fazer, o Congresso Nacional jamais vai negar o apoio para qualquer presidente.
William Bonner: Candidato, no mundo real as concessões que o senhor será obrigado a fazer para obter o apoio necessário para realizar essas mudanças todas, essas concessões vão descaracterizar completamente as suas propostas, candidato. O senhor sabe disso.
Pastor Everaldo: Olha, eu tenho, eu falei que vou fazer um corte na carne. Eu defendo um estado mínimo, vou reduzir o número de ministérios de 39 para 20. Vou passar para iniciativa privada todas as empresas que hoje são foco de corrupção. Botar os recursos...
William Bonner: É uma privatização em massa? Todas elas?
Pastor Everaldo: Privatização, privatização. Tudo que for possível.
William Bonner: Petrobras, inclusive?
Pastor Everaldo: Eu vou te antecipar então a notícia aqui. Eu vou privatizar a Petrobras. A Petrobras hoje, uma empresa que foi orgulho nacional, hoje é um foco de corrupção e uma dívida astronômica de mais de R$ 300 bilhões. Então, eu vou privatizar.
William Bonner: E o Banco do Brasil?
Pastor Everaldo: O petróleo é nosso. Mas a Petrobras hoje não é nossa.
William Bonner: O senhor vai privatizar a Petrobras. O senhor vai privatizar o Banco do Brasil também?
Pastor Everaldo: O Banco do Brasil e a Caixa Econômica representam a segurança do sistema financeiro. Então, não vamos mexer no Banco do Brasil, nem Caixa Econômica.
William Bonner: Essas empresas, Petrobras. A Petrobras, por exemplo, é uma empresa de capital misto.
Pastor Everaldo: BR Distribuidora, Infraero... Tudo que for possível passar para iniciativa privada, nós vamos passar, pegar os recursos e alocar na Saúde, na Educação e na Segurança Pública.
William Bonner: Muito bem.
Patrícia Poeta: Falando de mudanças e promessas... Te interrompi, Bonner?
William Bonner: Não, não.
Patrícia Poeta: Falando de mudanças e promessas, o senhor promete melhorar os serviços públicos, a Saúde, a Educação, o Transporte, ampliar a assistência aos mais pobres e também investir maciçamente na polícia e nas Forças Armadas. Mas em nenhum momento do seu plano de governo o senhor diz quanto vai investir e de onde vai tirar esse dinheiro. Não são promessas vazias, sem consistência?
Pastor Everaldo: À medida que eu transfiro...
Patrícia Poeta: Vai vir do patrimônio público? Desculpa te interromper...
Pastor Everaldo: À medida que eu transfiro para a iniciativa privada essas empresas hoje que dão rombo e que tem que tirar dinheiro do Tesouro para cobrir o rombo delas, então já diminui essa transferência de recursos e sobra dinheiro do seu imposto, do meu imposto para aplicar tanto na Educação quanto na Saúde. 
William Bonner: Candidato, chegamos àquele momento que o senhor passa a ter direito a se dirigir ao seu eleitor para destacar os projetos que o senhor considera prioritários caso seja eleito.
Pastor Everaldo: Minha irmã, meu irmão brasileiro. Eu reafirmo meu compromisso em defesa da vida, do ser humano desde a sua concepção.  Eu defendo a família como está na Constituição brasileira. Nós somos um país democrático e respeito a todas as pessoas, mas casamento para mim é homem e mulher.  Sou contra a legalização das drogas. Vou criar o Ministério da Segurança Pública. Para quê? Hoje o cidadão de bem está preso dentro de casa e o bandido está solto na rua. Vou inverter essa lógica e botar ordem na casa. A partir, brasileiro, trabalhador brasileiro, a partir de 1º de janeiro de 2015, todo trabalhador que ganhe até R$ 5 mil por mês estará isento do Imposto de Renda na fonte. Eu defendo que é mais Brasil e menos Brasília na vida do cidadão brasileiro. Deus abençoe a você, Deus abençoe a sua família, Deus abençoe o nosso querido Brasil.
Patrícia Poeta: Obrigada, candidato.
William Bonner: Muito obrigado candidato pela sua presença, pelos seus esclarecimentos.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/08/pastor-everaldo-e-entrevistado-no-jornal-nacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário